Meu filho está mordendo, o que devo fazer?
Clique aqui e confira o que fazer se seu filho está mordendo!
•Crianças mordem para conhecer e se comunicar, os pequenos são muito sensoriais, sua boca é rica em nervos sensoriais. Por isso tem a tendência a colocar tudo em sua boca, assim como também morder outras crianças.
♦É importante lembrar que essas crianças ainda não dominam a linguagem, então as mordidas, bem como bater, beliscar, chutar, são formas de comunicação e expressão de sentimentos.
Mas, apesar de ser um comportamento normal, ele não deve ser aceito ou ignorado. É o adulto que deve mostrar para a criança que existem outros meios de ela se comunicar – “se você não gostou do que seu coleguinha fez, vamos dizer isso a ele”, por exemplo.
•O papel dos pais e profissionais de educação é mostrar à criança que o jeito adequado de se expressar é por meio da linguagem. As crianças pequenas ainda estão aprendendo autocontrole, muitas vezes, mordem quando estão cansadas, alegres, com ciúmes, frustradas, bravas, ou simplesmente para ver o que acontece quando morde.
•DICAS:
♦Se estiver perto, segure com gentileza, assim que perceber que a mordida está vindo. E diga “morder não pode, carinho pode” e mostre como se faz.
♦Valide as emoções “eu entendo que você esteja brava, mas não podesso deixar você me morder” , e ensine como demostrar que está com raiva.
♦Se for muito pequena, de algo que a mesma possa morder, pois pode ser dente ou apenas ela querendo descobrir o mundo através da boca.
♦Observe se você ou alguém próxima da criança não estão reforçando esse comportamento. Enchendo a o de mordidinhas de amor.
♦O comportamento de morder deve parar por volta de 3 a 4 anos de idade. Se o comportamento de morder continuar ou estiver preocupando você, procure ajuda de um profissional.
•Me conte se seu filho tem esse tipo de comportamento?