Baby Blues


Baby blues o que é isso?

O temido por todas as mamães, é caracterizado por uma condição psicológica que afeta algumas mulheres após a gestação. Um misto de melancolia e tristeza se instala na nova mamãe após o nascimento de seu bebê ocasionado pelas alterações hormonais intensas.

Manifestar esse tipo de sensação não significa que a mãe não esteja feliz com a chegada de seu bebê, pelo contrário, ela ainda tem que lidar com o sentimento de culpa por pensar e se sentir dessa maneira.

Essa bagunça emocional acontece devido a toda as mudanças pelas quais a mãe vem passando: nova rotina, forma física diferente, privação do sono, trazer uma criança ao mundo, expectativas sobre o futuro.

Os sintomas relacionados são vários, que podem ocorrer nas primeiras 24 horas após o parto e desaparecerem mais ou menos com 30 dias, dentre eles podemos encontrar:

  1. Sensibilidade emocional;
  2. Constante vontade de chorar;
  3. Comentários autodepreciativos;
  4. Insegurança;
  5. Impaciência;
  6. Ansiedade;
  7. Insônia;
  8. Mudança brusca de humor.

Essa mamãe precisa ser compreendida, acolhida e apoiada. Evite julgamentos e críticas, esse tipo de conduta pode ocasionar prejuízos gigantesco tanto para a mãe como para o bebê.