RESSIGNIFICAÇÃO


Muitas situações fogem ao nosso controle de maneira que não conseguimos lidar com algumas situações, sejam elas na vida pessoal ou profissional. Eventualmente coisas ruins acontecem e essa é uma condição normal da vida humana.

O fato de não conseguir prever o futuro ou de os planos dar errado, cria um sentimento de insegurança, pois nem tudo está sob nosso domínio. Nestes casos o melhor a fazer é aceitar que não se pode mudar algumas situações que aconteceram, o melhor a fazer é ressignificar, para evitar o estresse e ansiedade.

Ressignificar é algo que poucas pessoas fazem, mas todos nós podemos experimentar dessa brilhante e resiliente habilidade. A maioria não consegue parar, acalmar os ânimos e usar uma situação que não saiu como esperava, em uma situação a seu favor. Essas situações que fogem do nosso controle, devem ser usadas em nosso benefício, precisamos identificar que nem tudo sairá como desejamos que fosse e também não temos o controle quando isso irá ocorrer.

Compreendendo esses mecanismos, se torna mais fácil lidar e ressignificar os fatos experimentados de forma negativa. A terapia é uma grande aliada para ajudar o paciente a ressignificar as adversidades.