Narcisista


Muitas são as dúvidas e distorções da diferença entre narcisista e pessoas com boa autoestima. Quem ai não gosta de ser elogiado? Se sentir bem? Fazer as coisas bem feitas? Que atire a primeira pedra, não é mesmo?

A autoestima é o valor que possuímos e atribuímos a nós enquanto seres únicos, reconhecendo nossas qualidades e limitações, sobretudo, lidando de maneira habilidosa com todas as nossas nuances e particularidades. É uma pessoa realista que apesar de qualquer coisa que lhe tenha ocorrido, consegue cultivar pensamentos positivos, mas sabe identificar perfeitamente seus pontos de melhora a serem alcançados. Entretanto no narcisismo, a diferença está exatamente no grau de importância exagerada, distorcida e inflada da própria imagem que o narcisista tem sobre si.

Algumas características são marcantes no narcisista: egoísmo, egocentrismo, presunção, individualismo, ausência de empatia, menosprezo aos outros, exige admiração constante e excessiva, exagerar em suas conquistas e talentos, acreditar que eles são superiores e só podem se associar com pessoas igualmente especiais, monopolizar as conversas e menosprezar as pessoas que elas percebem como inferiores, esperar favores especiais e cumprimento inquestionável de suas expectativas, se aproveitar dos outros para conseguir o que eles querem, ter dificuldade em regular emoções e comportamento.