Saúde Mental Feminina

Saúde Mental Feminina


Você mulher, está mais exposta a fatores estressores como violências, abusos e estupro. Se comparada aos homens, o dobro de nós sofre de depressão e temos mais comorbidades físicas e psíquicas.

A exposição à violência é uma característica comum de mulheres que vivem no Brasil, à qual está significativamente associada a problemas de saúde mental. O que decorre do reforço à desigualdade de gênero. Mulheres vítimas da violência por parceiro íntimo são mais prováveis do que outras mulheres a apresentarem sintomas de transtornos mentais comuns. E quanto mais grave a agressão ou a forma combinada de violências, maior o impacto na saúde mental. 

Nesse sentido, pensar o cuidado das mulheres perpassa pelo olhar integral em relação às suas condições de vida e aos aspectos de cada ciclo (infância, vida adulta e envelhecimento). Esse olhar deve se pautar pelo fortalecimento do feminino, por meio da educação sobre seus corpos e sua sexualidade, e pelo autocuidado. Promover sua saúde e se prevenir são atitudes fundamentais para quando precisar se restaura. Que tal se preocupa com ela? Quais são seus momentos de lazer? Qual prazer está deixando de sentir? O que tem feito por você? E o que ainda pode fazer por você, hoje, mulher?